Projetos

A FFABERJ – Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro, fundada em 14 de agosto de 1994, é pessoa jurídica de direito privado, na forma de uma associação civil, autônoma, sem fins lucrativos, de âmbito estadual, constituída por filiadas, com caráter cultural, educacional, social e esportivo, sem distinção de credo político e religioso e de nacionalidade. Desta forma, como expresso em seu estatuto, visa promover o aperfeiçoamento das técnicas artísticas de seus associados, promover a formação continuada de seus profissionais, promover campeonatos entre filiados, na forma estabelecida pela FFABERJ, firmar parcerias com órgãos oficiais ou particulares que realizem eventos de interesse dos filiados, desenvolver atividades culturais, educativas, sociais e esportivas, que contribuam para a difusão, desenvolvimento das bandas e fanfarras e aprimoramento das técnicas artísticas, incentivar a formação continuada dos profissionais das áreas afins, em termos de metodologia e técnicas de ensino, divulgar o trabalho desenvolvido pelos filiados e seus eventos, defender os interesses de seus filiados, de acordo com a legislação vigente no Território Nacional, estimular e fortalecer a organização de novas entidades musicais. Para tanto, tem suas obrigações legais e fiscais, sendo de suma importância que mantenha sua regularidade para que possa cumprir seu papel com plenitude.

As declarações junto aos órgãos de fiscalização do âmbito municipal, estadual e federal, permitem que a instituição possa emitir certidão negativa de débitos, o que é fundamental para compor a lista de documentos necessários para as parcerias com o poder público, propor projetos para captação de recursos e ser vista como entidade idônea na sociedade. Existe ainda a obrigação de registro em cartório dos atos em assembleia e dos atos ordinários da instituição, que custam ao orçamento da FFABERJ na medida em que se fazem os atos.

Outro ponto que merece a atenção dos filiados é o correto preenchimento dos formulários e recadastramento junto à FFABERJ, que se traduzirá em dados para representação do movimento frente ao poder público, que se faz através de apresentação da demanda x dados atuais e proposta razoável de melhoria do movimento.

Por isso, uma condição mínima de realização de uma instituição como a FFABERJ, é necessário que se tenha orçamento que contemple as demandas obrigatórias e que o financeiro esteja disponível nos períodos legais para a execução dos atos. A entidade filiada a FFABERJ precisa entender a dimensão da Federação e saber que o seu papel na vida institucional da mesma é de grande importância, participando das plenárias, estando em dia com suas obrigações legais, financeiras, participando da construção e elaboração do planejamento estratégico do segmento.





Rua Leoni Ramos, 14, Centro - Rio das Flores/RJ
presidenciaffaberj@gmail.com
Copyright 1994-2019 | Federeção da Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro - FFABERJ